
A SUA CASA NO CAMPO

MEIO AMBIENTE PROTEGIDO - MATA NATIVA
![]() | ![]() |
---|
Histórico
O primeiro registro oficial da FAZENDA MONJOLO data de 1858. O registro paroquial n° 237, “levado a efeito às folhas 105 em 18 de setembro de 1858”, conforme certidão da Procuradoria do Estado de Goiás, delimita a área de terras chamada “FAZENDA MONJOLOS”.
Resultado da colonização trazida no século XVIII pela “Bandeira” capitaneada por Antônio Bueno de Azevedo, a Fazenda Monjolo representava a cultura da época, dedicando-se à criação e ao plantio nos moldes de então, utilizando os equipamentos rudimentares de madeira como o Monjolo, utilizado para moer grãos, movido pela ação da água e de força de gravidade.
Com a implantação da nova capital passou a pertencer ao Distrito Federal guardando uma privilegiada localização histórica: dista 6 km da “Reserva Ecológica das Águas Emendadas” que abriga nascentes que compõem as duas mais importantes bacias hidrográficas brasileiras - a Platina e a Amazônica; dista cerca de 20 km do centro geodésico do Brasil, da pedra fundamental inaugurada em 7 de setembro de 1922 no local determinado pela Missão Cruls, em 1893 criada pelo Imperador Pedro II, em obediência à Constituição de 1891, com o fim de delimitar o local da primeira capital, que iria ser construída pelos brasileiros e não pelos colonizadores.
A FAZENDA MONJOLO está toda estruturada com eletrificação, núcleo administrativo pavimentado e urbanizado mantendo porém vivas as marcas de sua origem, como, por exemplo, a captação de água pura da mina, que é bombeada pelo sistema de “Roda D’água”; restaurante com fogão a lenha e uma antiga casa de adobe, construída no século XIX e preservada até os dias atuais.
Fotos Históricas

Foto da expedição enviada ao Planalto Central para explorar e encontrar uma área adequada para construção da nova capital do Brasil.

Foto da expedição enviada ao Planalto Central para explorar e encontrar uma área adequada para construção da nova capital do Brasil.

Casa de Adobe construída no Século XIX, restaurada para abrigar o Museu Luiz Cruls

O Espaço Cultural Tom Jobim destina-se a apresentações artísticas ao ar livre. Homenagem ao compositor brasileiro de fama internacional que tão bem descreveu a natureza brasileira em suas composições.

A roda d´água representa o coração da fazenda, bombeando dia e noite a água pura da nascente para atender as necessidades da propriedade.

Represa no Córrego Monjolo. Espaço especial para tomar um banho relaxante.
Fotos Atualizadas

Portão com previsão de automatização e instalação de câmeras de monitoramento.

Área particular cercada com acesso único para garantir privacidade e segurança das residências.

Perfurado poço artesiano com capacidade de fornecimento de 7 mil litros de água por hora.

Projeto que dá valoriza as técnicas de construção de baixo impacto ambiental.

No ponto mais alto do empreendimento é possível apreciar uma linda vista do relevo local e sentir a proximidade do Criador.

Saindo pelo portão de acesso da Reserva Ecológica Monjolo, nos deparamos com a porteira de acesso da Fazenda Monjolo, tradicinal propriedade de Turismo Rural do DF.
— Name, Title

CONTATO
Se você se interessou, entre em contato conosco para maiores informações.
Tel: (61) 92000-3431